
Oficina de música é sucesso na Arca do Saber
Neste ano, a Arca do Saber traz uma novidade na sua grade de atividades: a oficina de música. O objetivo é promover a inclusão social e o desenvolvimento físico e intelectual das crianças e adolescentes que participam. Dentro desta programação, teremos muitas atividades, as de percussão já iniciaram e são ministrada pelo oficineiro André Reis, presidente da tradicional Escola de Samba dos Cabeções da Vila Prudente.
Inúmeros estudos trazem a música como ferramenta de transformação, isso porque esse aprendizado traz benefícios cognitivos, como avanços no uso do raciocínio, dos sentidos, da autoestima, além de interpessoais, pois incentiva a cooperação e o trabalho em equipe. “A música traz tudo para a pessoa. Traz disciplina, comprometimento, respeito e o mais importante, traz alegria, Eu estou observando nas crianças que elas estão gostando muito, estão muito interessadas nas atividades, o que é muito legal. Com pouco tempo, estamos na segunda semana só, eu já fiz um pouco de ritmo com eles e alguns já conseguiram acompanhar”, garante Reis.
Além das atividades de percussão, as crianças e adolescentes do Centro para as Crianças e Adolescentes (CCA) Arca do Saber terão ainda solfejo e instrumentos de sopro que serão ministradas pelo Mathieu, um dos idealizadores do projeto. “Nossa ideia é no futuro montar uma banda completa com eles e levá-los para se apresentar em muitos lugares, quem sabe no carnaval também”, afirma o oficineiro Reis.