
Evelyne Debrosse: ” Bem vinda Thais!”
Julho 2020
Caros amigos e parceiros,
Após cinco anos de trabalho à frente da presidência da Arca, gostaria de dar as boas-vindas e apresentar a vocês a Thais Alves Máximo, que acaba de iniciar seu mandato como nova presidente da Arca.
Em abril de 2021 retornarei à França e, dessa forma, decidimos antecipar a minha saída para poder implementar uma transição gradual, garantindo assim a continuidade do trabalho da associação.
Logo que chegou, Thais foi se revelando a pessoa adequada para assumir essa função. Brasileira, estudou engenharia na Arts et Métiers Paristech - França, uma experiência marcante que se desdobrou num forte vínculo com a cultura francesa. Depois de muitos anos vivendo fora do país, ao retornar, decidiu trabalhar em favor de uma causa social. Rapidamente vimos que era a pessoa ideal para dar continuidade a esta nossa bela aventura!
Durante os últimos anos, com a ajuda do do Fred e da Emmanuelle, os dois vice-presidentes que se sucederam, e Émilie, nossa tesoureira, que manteve com rigor as rédeas das finanças da associação e que agora, também, passa o bastão, fomos capazes de assegurar uma boa gestão financeira. Renovamos nosso convênio com a prefeitura de São Paulo, obtivemos o reconhecimento de instituições brasileiras através da obtenção do certificado de OSCIP e do selo DOAR de gestão e transparência. Construímos e inauguramos o centro de formação profissional Arca do Crescer, renovamos as instalações da Arca do Saber, desenvolvemos o ateliê de costura, sob direção da Isabelle, e conseguimos legalizar seu funcionamento.
Com a colaboração inestimável de Camille, Lorraine e Kassia, construímos uma sólida rede de parcerias e avançamos na avaliação do impacto social de nossas ações.
Gostaria de agradecer de todo o coração a vocês que confiaram no nosso projeto quando começamos, aos que continuaram conosco quando iniciamos o novo centro de formação profissional e acompanharam seu desenvolvimento, enfim, a todos que acreditam, como nós, que a educação faria realmente diferença para esta comunidade da Vila Prudente.
Atravessamos diversas crises, entre elas as enchentes, problemas de segurança devido à abordagem policial na favela e agora a crise instaurada pela COVID-19, mas sempre conseguimos manter o foco rumo à superação. Em 2020, concluiremos junto com a Anne-Flore, um grande projeto de unificação e padronização de nossa identidade, que a partir de agora, unirá de forma mais clara nossas 3 entidades: Arca do Saber, Arca do Crescer e Arca do Fazer. Mais que um projeto visual, lançado através de um novo site, sintetiza-se em um verdadeiro esforço de integrar ações em uma única organização, a ARCA, que tem como principal missão acompanhar a criança até a sua juventude/fase adulta, para que possa ser incluída na sociedade por meio da educação e do exercício de uma atividade profissional reconhecida e estável.
Ainda temos um longo caminho pela frente, mas não teríamos chegado até aqui sem o trabalho dos meus antecessores, a quem também quero prestar minha homenagem, pois somos uma associação que já acumula 20 anos de história, sempre com seu DNA franco-brasileiro, grande responsável por sua força e sua singularidade.
Desejo à Thais, que poderá sempre contar com o meu suporte, tendo em vista meu afeto e comprometimento com a Arca, que à sua maneira, possa dar a sua contribuição e construir mais uma etapa dessa história.
Tínhamos previsto um encontro com cada um de vocês, mas infelizmente as condições atuais não nos permitiram, mas tenho certeza que poderemos em breve retomar nossas agendas.
Por fim, gostaria de dizer que acredito sinceramente que a Arca tem todos os recursos para se adaptar ao mundo de amanhã, como protagonista local de uma economia mais sustentável e socialmente responsável, e que se encontra em plena mutação. Mais uma vez, obrigada pela confiança, vocês são indispensáveis ao nosso desenvolvimento. Estou muito orgulhosa de ter servido a essa bela causa, ao lado de uma equipe única comandada pela Joelma e Géraldine, responsáveis dos dois centros e com voluntários sempre tão comprometidos.
Desejo a todos vocês um descanso merecido depois desses meses tumultuados. Espero revê-los após este período,
Um forte abraço,
Atenciosamente,
Evelyne Debrosse